terça-feira, 5 de junho de 2012

A linguagem do bebê

Hoje percebi que meu bebê, além de prestar atenção nos sons que faço nas brincadeiras, nas músicas que cantamos e no que falamos para ele, está tentando muito imitar. Isso é uma delícia de ouvir!
A fala do bebê está diretamente ligada a audição, ou seja, os bebês assimilam as palavras através dos sons. Para estimulá-los, podemos cantar , brincar com repetições ou sempre que estamos fazendo alguma coisa, como trocar fralda, dar banho, conversar com ele sobre aquilo. As crianças sentem emoções nas palavras usadas pelos pais, mesmo pequeninos e sem parecer que entendem alguma coisa, conseguem distinguir a hora de dormir, comer ou brincar apenas pelo uso das palavras.
A fala e a linguagem também tem marcos no seu desenvolvimento, são eles:
- Primeiro ao terceiro mês: o bebê tenta imitar as caretas, reage aos sons muitas vezes com sustos, além do choro fará algumas vocalizações e alguns até começam a sorrir em resposta;
- Quarto e quinto mês: sorri espontaneamente e dá gritinhos de alegria. Alguns começam com as combinações vocálicas como o "ah-gu";
- Sexto mês: inicia brincadeiras com sons molhados em língua e lábios;
- Oitavo ao décimo primeiro mês: reclamam se tentam tirar o objeto dele e entendem o significado do não;
- O primeiro ano: bate palminhas, aponta o objeto desejado, fala mama e papa com significado, responde a comandos simples, fala duas palavras reconhecíveis, dá tchau e alguns bebês já falam palavras simples;
- 1 ano e meio: empregam de uma a três palavras corretas, usam jogos simbólicos e exprimem claramente a vontade. Alguns, quando estimulados já sabem apontar partes do corpo;
- 2 anos: usam até seis palavras;
- 2 anos e meio até 3 anos: passam a usar mais de 50 palavras e as combinam. Identificam figuras dizendo o seu nome, diz o nome das partes do corpo, identifica o amigo com nome. nesta fase, eles repetem tudo o que ouvem (devemos tomar cuidado com o que falamos perto deles!).
Lembramos sempre que cada bebê tem seu tempo de desenvolvimento. Devemos apenas ficar atentos e acompanhar, e caso haja alguma dúvida, não deixar de questioná-la ao pediatra.
O desenvolvimento da fala ocorre junto com o desenvolvimento global da criança. A fala não irá evoluir se a criança não brincar, explorar o ambiente e compreender as coisas.

2 comentários:

  1. Realmente falar com o bebê é fundamental, nessa primeira fase a mãe é a mediadora das situações de vida diária é ela quem narra/traduz esses momentos.Essa interação permite com que o bebê comece a ter a percepção de que é rodeado por oportunidades comunicativas.Quando compreende isso começa a interagir com gestos,caretinhas, piscadinhas...etc..
    Na sequencia começa a babulciar e inicia o uso da linguagem e assim desencadear o processo de aquisição da linguagem chamando por objetos (chupeta, mamadeira, naninha..etc) nomeando pessoas.
    Acho importante ressaltar que sempre é legal a mãe falar com a criança e não pela criança.
    Fica a dica!
    Beijo

    ResponderExcluir