segunda-feira, 11 de junho de 2012

Previnindo a anemia

Anemia por carência alimentar de ferro representa a deficiência nutricional de maior prevalência em todo o mundo. A falta de ferro no sangue é a principal causa de anemia infantil. A hemoglobina é uma proteína muito importante para o nosso organismo, pois é a que transporta o oxigênio necessário para o bom funcionamento de todos os tecidos do nosso corpo. Quando o número ou conteúdo de hemoglobina se apresenta mais baixo que o indicado em uma análise de sangue, isso se traduz como anemia.
Para entendermos como prevenir ou tratar a anemia em nossos bebês, devemos saber a diferença do ferro que está presente nos alimentos. O ferro heme é presente nos alimentos de origem animal ( carnes como o peixe, aves e vísceras), é bem absorvido no organismo. O ferro não-heme, encontrado em alimentos de origem vegetal (feijão, lentilha, ervilha, verduras escuras, frutas secas, alimentos integrais e cereais fortificados) tem absorção menor pelo organismo e depende de outros fatores, como por exemplo, se forem ingeridos com alimentos que contenham vitamina A (alimentos alaranjados, verde-escuros, carnes e leite) que melhoram o transporte de ferro, e alimentos que contenham vitamina C, que aumentam em 30% a absorção de ferro não-heme e não interfere na absorção de ferro heme.
Algumas dicas ajudam a previnir a anemia por falta de ferro:
- aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida;
- quando oferecer fórmulas infantis, oferecer as enriquecidas com ferro;
- nunca substituir uma refeição salgada (almoço e janta) por leite. A refeição fica incompleta e desequilibrada, e o aporte de cálcio aumentado pode inibir a absorção de ferro;
- refeições salgadas devem conter alimentos ricos em ferro-heme. O fígado oferecido de forma regular (a cada duas semanas) é uma excelente fonte de ferro. Vegetais de folhas verde-escuras nunca devem faltar nas refeições, e podem ter como facilitador alimentos que contenham vitamina C, como o tomate e algumas frutas;
- refrigerantes, chás e café devem ser evitados na dieta da criança por interfirirem de forma negativa na absorção do ferro.
Uma dieta equilibrada é ideal para que a criança consiga receber a quantidade ideal de ferro que necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário