terça-feira, 24 de julho de 2012

Um guia rápido!

Quando nossos bebês ficam doentes, ficamos desesperadas, recorremos aos pediatras, nossas mães, vizinhos, curandeiros...
Decidi postar algumas dicas básicas que podem ajudar a decidir se vamos ao pronto socorro,  gritamos pelo pediatra ou se conseguimos resolver sozinhas o que está acontecendo (ou, como acontece muitas vezes, começamos resolver...)
Nariz entupido: se o seu bebê está com nariz entupido, isso deixa ele irritadíssimo. Eles têm falta de ar por não conseguirem respirar com a boca. O soro, rinossoro ou sorine ajuda demais nessa hora, nos bebês use com conta gotas, evite o spray. Lave as narinas antes das mamadas e antes de dormir. Nariz escorrendo clarinho, tosse seca e febrinha baixa (até 38 C) provavelmente é um resfriado, deve passar sozinho.Para a tosse, ajuda muito a inalação com 5 ml de soro fisiológico. Mas se o bebê tem tosse com catarro, febre alta, dificuldade para respirar, você deve contatar o pediatra.
Febre: sempre que você achar que seu filho está quentinho, meça a temperatura. Febre é acima de 37,8 C, abaixo disso é estado febril e pode ser até por causa do dente. Se estiver com febre, um banho morno pra frio pode ajudar bastante enquanto o medicamento usual faz efeito.
Vômito: mamar e vomitar em pequena quantidade depois pode ser normal, vale a pena deixar o bebê elevado por 15 minutos para esperar o arroto. O soluço pode ser porque o leite voltou um pouquinho e deve passar sozinho. Se após toda mamada, o bebê vomita em grande quantidade o pediatra deve ser avisado.
Diarréia: o cocô do bebê que mama leite materno é amarelo e semi líquido, a diarréia é líquida. É importante não deixar a criança desidratar. Aumente a quantidade de líquido oferecida, vale o que aceitar, soro caseiro, suco ou água. Se mama no peito ofereça sempre em menor quantidade. Observe sempre os sinais de desidratação: choro sem lágrimas, olho fundo, saliva grossa.
Queimadura: se houver algum tipo de queimadura, evite passar qualquer coisa no local. Coloque em água fria corrente para aliviar a dor, não estoure as bolhas, e leve ao pronto socorro.
Cortes: lave a região e tente estancar o sangue pressionando com um pano limpo. Avalie se há a necessidade de levar ao pronto socorro e evite usar pomadas no local. Algumas vezes um band aid bem colocado já é suficiente.
Intoxicação: se a criança ingerir algum produto tóxico, não dê nenhum líquido ou alguma coisa para tentar forçar o vômito, leve-a imediatamente ao PS. Se lembrar, leve uma amostra do produto.
Engasgamento:  para bebês até 1 ano, coloque-o de bruços em seu antebraço, de forma que a cabeça fique mais baixa do que o resto do corpo. Dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Não tente retirar o objeto que está fazendo a criança engasgar, pois ele pode ser mais empurrado. Se a criança for maior e já conseguir tossir, tente pedir para que ela tussa para tentar expulsar o objeto, se mesmo assim não sair, tente dar pancadinhas na área entre as clavículas, sempre tomando cuidado para não exceder a força.

Com relação aos acidentes da infância, não podemos esquecer que a prevenção é o melhor remédio. Não deixe produtos de limpeza, objetos cortantes ou pequenos, remédios sob o alcance das crianças, num piscar de olhos eles pegam alguma coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário