Minha vez: tive muita, mas muita dificuldade em amamentar, e queria muito! Achava q era botar no peito e o instinto ia falar mais alto!! Que nada!!! Precisei de uma enfermeira, 2 pediatras, uma fonoaudióloga, uma almofada, medicação, chá da mamãe, simpatia e apoio de amigas que também tiveram dificuldade (acreditem: isso é muito mais comum do que sonha nossa vã filosofia) e mesmo assim o Matheus perdeu muito mais peso do que poderia, a moleira afundou no calorão de janeiro, depois se engasgou qdo deixei ele pendurado no meu peito o dia inteiro (haja livre demanda!) e eu me sentia um fracasso como mãe! Tive meu parto normal e... não consegui amamentar exclusivamente! Isso não entrava na minha cabeça! Era inconcebível ter conseguido parir e não conseguir amamentar!!! Mas eu sou teimosa, durona e perfeccionista!!! E louca!! Louca pra ser mãe!!! Louca por aquele bebê grande!!! Que demorou pra chegar e que agora me ensinava o q era fazer TUDO por alguém!!! E eu faria TUDO por ele!! Insisti e ele mamou até os 9 meses!!! Valeu cada dor, cada choro (meu), cada gota de leite espremida! Leite materno em doses homeopáticas!!! Uma vitória afinal!!! Mas sempre complementei com leite artificial: primeiro com a seringa, depois com o relactador, depois com a mamadeira!!! Um inferno!!!! Imagina esterilizar tudo isso!!! Peito rachado, bebia mais de 3L de água por dia...E quando acabava eu me sentia frustrada e ao mesmo tempo vitoriosa!!! Difícil explicar o q foi a amamentação pra mim...
E aí eu estava num churrasco e fiquei encantada vendo um bebê de 1 ano e 8 meses (mesma idade do Matheus na época) mamando feliz no peito da mãe! "Sempre tive muito leite" ela me fala com aquele ar de deusa leiteira e ao mesmo tempo incomodada "não consigo fazer ele parar" E não é q a tal mãe me oferece coca-cola pro tal bebe de menos de 2 anos??? Isso mesmo Coca Cola!!!!!
Desse dia em diante tirei toda a culpa de mãe do meu coração!!! Juro!!! Continuo me esforçando ao máximo! As preocupações agora são outras completamente diferentes! Mas sem sofrer mais q o necessário! E quer saber? Sem julgar também!!! E se o refrigerante fosse uma tentativa de tirar a atenção do peito? Ja deu, ué! Cansa, viu!? Mas sem essa de moda!!! Amamamentar é uma das experiências mais poderosas e gratificantes que existem!!! Mas não tem glamour! Uma mamadeira dada com amor pode valer muito mais!!! E ser mãe não se resume em amamentar, parir ou dar papinha orgânica!! Vai além!!! E vai pra toda vida!!
Esses dias ele quis mamar no peito de novo e eu deixei: "Cade o leite mamãe?" Vc tomou tudo, eu disse! "É, eu tomei tudooooo!" Saiu comemorando todo orgulhoso!!! Um dia ele vai conhecer a coca-cola mas cabe à mãe/responsáveis oferecer o saudável, seja o peito, a fórmula, o suco natural... Com amor! E sem culpa! Ou vai com culpa mesmo e tenta fazer melhor na próxima!
Gabriela, mamãe do gatinho Matheus, 3 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário