terça-feira, 14 de agosto de 2012

A saúde dos dentinhos

Essa semana começou nascer o quinto dentinho do André, e ao mesmo tempo o primeiro dente permante da Manuela. Sempre tive a preocupação de orientar a importância da higiene bucal e ajudar nesses momentos para que fosse feita de uma maneira correta. É claro que estimular a Manu escovar os dentes sozinha é importante também, mas sempre tento dar um jeitinho de escovar com ela pelo menos uma vez ao dia.
Pesquisei um pouco sobre as doenças mais comuns que acometem a saúde bucal do bebê e da criança. São elas:
Nilson Cardoso-Cárie de mamadeira: tem como principal causa o uso frequente de mamadeira com leite adoçado, especialmente a noite. Afeta dentição decídua (dentes de leite) de crianças entre 1 e 3 anos.
-Cárie: causada por bactérias presentes na boca, que desmineralizam certas áreas do dente. O início da cárie são manchas brancas que evoluem para cavidade no dente, gerando dor e até mesmo destruição da coroa dentária.
-Fluorose: causada por ingestão excessiva de flúor na infância. Caracteriza-se por manchas brancas nos casos mais leves e escuras nos casos mais graves. A doença ocorre durante a formação dos dentes permanentes e afeta principalmente crianças de 0 a 4 anos.
A melhor maneira de evitar essas doenças é a prevenção. Mesmo antes dos dentinhos nascerem, a higiene da boca deve ser feita. Seguem então, algumas dicas para a higiene oral em bebês e crianças:

Bebês:

  • enrolar no dedo indicador uma gaze ou fralda e umedecer com águe filtrada. Em seguida, passar em toda a gengiva, delicadamente, e também na língua e bochechas. Com o passar dos dias o bebê irá se acostumar com o ato da limpeza e essa se tornará uma atividade agradável para ele;
  • com o nascimento dos primeiros dentinhos, por volta dos 6 meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira ou escova macia, devendo ser usado o gel dental sem flúor;
  • por volta dos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deverá ser feita com uma escova dental infantil, mas ainda com gel dental sem flúor.
Crianças:


  • incline levemente as cerdas da escova (45 graus), movimentando suavemente de cima para baixo nos dentes superiores e de baixo para cima nos inferiores;
  • escove suavemente a superfície interna de cada dente;
  • nos dentes da parte mastigatória, escove fazendo movimentos de vai-e-vem;
  • para escovar atrás de cada dente, posicione a escova verticalmente e faça movimentos de cima para baixo nos dentes de baixo e de cima. O gel dental infantil com flúor pode ser usado a partir de 4 anos.
 O nascimento dos dentinhos varia muito entre bebês, normalmente começa em torno do sexto mês. A sequencia dos outros também pode variar, mas o geral é os da frente antes dos de trás, o de baixo antes do correspondente do de cima. Abaixo, coloquei uma tabela da data média do nascimento dos dentes de leite:
 Quando eles costumam aparecer 
6 meses
incisivos centrais inferiores
7 meses
incisivos laterais inferiores
7 meses e meio
incisivos centrais superiores
9 meses
incisivos laterais superiores
12 meses
primeiros molares inferiores
1 ano e 2 meses
primeiros molares superiores
1 ano e 4 meses
caninos inferiores
1 ano e meio
caninos superiores
1 ano e 8 meses
segundos molares inferiores
2 anos
segundos molares superiores

Os sintomas relacionados ao nascimento dos primeiros dentes do bebê podem ser: irritabilidade, agitação, salivação abundante, gengivas inchadas e doloridas, dificuldade em comer, febre baixa e diarréia.
Além de tudo isso pode ser que o bebê fique mais chorão e durma mal nessa fase, mas muitos bebês não apresentam nenhum problema com o nascimento dos dentinhos. O uso do mordedor pode ajudar muito aliviar o desconforto, inclusive mordedores que vão na geladeira. Para passar alguma coisa, o ideal é sempre pedir orientação ao pediatra ou ao dentista. Às vezes precisamos usar até um analgésico para ajudar nossos pequenos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário