quarta-feira, 23 de maio de 2012

O sono do bebê


Uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos é fazer com que nossos filhos durmam bem. Somos responsáveis por criar essa rotina do bebê. Não podemos esquecer que é durante o sono do bebê que alguns importantes hormônios são liberados.
Como os adultos, os bebês tem pequenos despertares durante a noite, e eles devem se sentir seguros para que se tornem independentes para voltar ao sono. Um estudo israelense, mostrou que os bebês que recebiam menos atenção durante a noite, dormiam melhor do que aqueles que recebiam mais cuidados quando acordavam. Concluíram também que os pais que confortam seus bebês durante a noite são mais ansiosos do que aqueles que deixam seu bebê chorar um pouco.
Alguns hábitos, como segurar o bebê durante a noite, alimentá-lo em horário errado ou colocá-lo para dormir no meio dos pais, podem criar dificuldade de obterem uma boa qualidade de sono nos primeiros anos de vida.
Mesmo que o bebê tenha o hábito de adormecer mamando ou no colo, é importante que ele esteja um pouco acordado quando colocado no berço, pois terá a segurança de saber onde está e dormir novamente quando tiver pequenos  despertares durante a noite.
É de suma importância lembrarmos da rotina do bebê na hora do sono, tanto diurno quanto noturno. Durante o dia, pelo menos uma ou duas sonecas podem ser no berço, tentando, na medida do possível, manter os horários dessas sonecas. A noite, é importante manter um ritual com horários: não exceder em estímulos, manter o local calmo, os horários e as rotinas. Muitas mães preferem dar um banho antes do sono para relaxar, outras dizem que esse banho desperta, mas o importante é que esse hábito faça parte da rotina do sono. Podemos usar o balanço para acalmar o bebê, mas para fazê-lo dormir pode fazer com que ele se sinta dependente desse balanço quando despertar durante a noite.
O uso da "naninha" pode ajudar, mas devemos nos atentar para que o bebê não fique dependente da mesma naninha para dormir sempre, ou seja, corremos o risco de sair, esquecer a naninha e o bebê se frustar na hora de dormir. 
Devemos criar rituais e regras para a criança dormir, e o mais importante é que as regras devem ser cumpridas para melhor qualidade de vida do bebê e dos pais.

fontes: babycenter.com
      guiadobebe.uol.com.br


4 comentários:

  1. O Bruno e a Rafa dormem sempre no horári. Hoje mesmo com visita em casa, disseram boa noite e foram dormir, claro que o papai ficou com eles 05 minuitnhos no quarto até adormecerem

    ResponderExcluir
  2. Adorei,com minha pequenina estou tentando tirar o vício de dormir no balanço do colo da mãe nas sonecas do dia..rs...
    A noite está tudo tranquilo ela dorme no berço numa boa.

    ResponderExcluir
  3. Segue uma ótima dica de leitura sobre o assunto: NANA NENÊ Este livro me ajudou muito na rotina com o Miguel.....e espero que dê certo também com os gêmeos.
    "A alimentação orientada pelos pais (AOP) é constituída de 3 atividades básicas, que se repetem ao longo do dia: hora de comer (mamar), hora de ficar acordado e hora de dormir."
    Com a rotina estabelecida, os pais ficam mais tranquilos, e consequentemente, os bebês se sentem mais calmos e seguros. Com a rotina, eles já sabem o que "vem depois", e não se sentem ansiosos ou preocupados.

    ResponderExcluir