Tenho muito que comemorar esses fatos, pois sentia que ela mesma se esforçava para parar e quando percebia já estava com a mão na boca e o cabelinho cheio de nó.
Essas manias começaram no final da gravidez do André, sentia nela uma ansiedade... ela ficou mais agitada.
Desde então venho me preocupando com isso... pinta unha, dá presente, passa esmalte com cheiro, com gosto ruim, repetindo 500 milhões de incansáveis vezes: tira a mão da boca!
Conversei muito com ela...expliquei que era feio, que iria unha para a barriga, que o dedo ia ficar cabeçudo... ela entendia tudo, e me respondia: mamãe eu tô parando, mas não consigo!
Minha manicure tentou fazer um trato com ela, falou que iria pintar a unha dela por quatro semanas seguidas sem cobrar- como se ela pagasse- e se ela roesse o trato não iria acontecer. Pensei, bom já comprei 100 cores de esmaltes com glitter, estrelinha, bolinha, azul, rosa, fruta-cor e até vermelho e não adiantou... isso também não vai dar certo. Mas deu!!! Não sei qual foi a diferença, talvez porque tenha vindo um incentivo de alguém de fora... e em casa eu ajudava lembrando- quando a via com a mão na boca, falava que a Irá perceberia...
Ontem, após 3 semanas do início do acordo, ela veio me mostrar orgulhosíssima as unhas crescidas, e queria que eu contasse pra todo mundo! (cá estou!rs)
O cabelo acho que veio como consequência...também conversei muuuuuuito e cheguei ameaçar de cortar curto (o sonho dela é ter cabelo cumprido) e, quando menos esperava, nada de nós!
Ela conseguiu, teve força de vontade e isso é um grande feito para uma garotinha de 5 anos. Estou orgulhosa, e espero que essas manias não voltem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário