segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Especial!

Hoje foi uma tarde super especial e gostosa. Participei da gravação do programa Papo de Mãe.
Para as mamães que não conhecem, é um programa bem legal que trata assuntos  diversos sobre maternidade e filhos. Passa no canal Brasil. O assunto de hoje foi férias com as crianças, vai passar em dezembro. O site do programa é www.papodemae.com.br

Aqui vão duas fotinhos:

                                       As apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza, a repórter Rosana Jatobá que participou do programa de hoje também, eu e meus pequenos, que estavam brincando lá atrás durante todo o programa.



Jairzinho que também participou do programa. Adorei!



domingo, 7 de outubro de 2012

Ela conseguiu!

Estou muito feliz! Finalmente a Manu parou com duas manias... depois de muita luta, conversa e incentivo ela está sem roer unhas há 3 semanas, e há 1 semana não faz mais nozinhos no cabelo...
Tenho  muito que comemorar esses fatos, pois sentia que ela mesma se esforçava para parar e quando percebia já estava com a mão na boca e o cabelinho cheio de nó.
Essas manias começaram no final da gravidez do André, sentia nela uma ansiedade... ela ficou mais agitada.
Desde então venho me preocupando com isso... pinta unha, dá presente, passa esmalte com cheiro, com gosto ruim, repetindo 500 milhões de incansáveis vezes: tira a mão da boca!
Conversei muito com ela...expliquei que era feio, que iria unha para a barriga, que o dedo ia ficar cabeçudo... ela entendia tudo, e me respondia: mamãe eu tô parando, mas não consigo! 
Minha manicure tentou fazer um trato com ela, falou que iria pintar a unha dela por quatro semanas seguidas sem cobrar- como se ela pagasse- e se ela roesse o trato não iria acontecer. Pensei, bom já comprei 100 cores de esmaltes com glitter, estrelinha, bolinha, azul, rosa, fruta-cor e até vermelho e não adiantou... isso também não vai dar certo. Mas deu!!! Não sei qual foi a diferença, talvez porque tenha vindo um incentivo de alguém de fora... e em casa eu ajudava lembrando- quando a via com a mão na boca, falava que a Irá perceberia...
Ontem, após 3 semanas do início do acordo, ela veio me mostrar orgulhosíssima as unhas crescidas, e queria que eu contasse pra todo mundo! (cá estou!rs)
O cabelo acho que veio como consequência...também conversei muuuuuuito e cheguei ameaçar de cortar curto (o sonho dela é ter cabelo cumprido) e, quando menos esperava, nada de nós!
Ela conseguiu, teve força de vontade e isso é um grande feito para uma garotinha de 5 anos. Estou orgulhosa, e espero que essas manias não voltem!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dá pra comparar?

Desde sempre sei que não devemos comparar um filho ao outro, muito menos uma criança a outra, mas nós mamães sabemos que isso é quase impossível. As comparações já surgem na gravidez, tamanho e formato da barriga, umbigo, estrias, nariz inchado, espinhas, enjoo... passam pelo nascimento: tipo de parto, tamanho do bebê, ganho de peso ... e muitas outras coisa da cabeça de mãe.
Eu, como uma boa mãe de dois filhos, comparo um ao outro... inevitável.
A Manu, desde bebê era mais agitada, foi cedo para a creche e aprendeu a lei da sobrevivência na selva. O André, por outro lado, sempre foi extremamente calmo e dorminhoco, por isso, concluí: a menina é mais agitada! Mas o tempo foi passando e eu descobri que minha conclusão foi precipitada... não é que ele faz muito mais sapequices? Coisas  de menino mesmo...
Ele era calmo para engatinhar... agora,se está fazendo alguma coisa errada acelera bruscamente! Descobri função de trava-gaveta, trava-armário, trava-vaso sanitário, travas e mais travas...  função do protetor de quina...já o protetor de tomada não tem função, ele conseguiu arrancar e se engasgar com ele!!!! O vaso sanitário é o maior chamariz!!!!! Bobeou a mão está lá dentro... e tudo virou parede de escalada, brinquedo, estante, cabeceira de cama, berço...
O não tem vários significados: sim, só mais essa vez, eu quero, sim de novo, eu tento...sim, sim e sim...ah! tem o sim! Teimosia? Acho que não... a curiosidade é maior, descobrindo o mundo, ou melhor, se aventurando mundo a fora!
Não posso deixar de comentar sobre o aspirador de pó, afinal esse perdeu a função na minha casa... toda e qualquer sujeira aparente ou quase invisível gruda nos dedinhos, como se tivessem ventosas nas pontas e vai diretamente para boca. A velocidade depende da pessoa que está olhando, se apenas falo não, lentamente a poeira vai para a boca. Se eu me levanto e vou na direção de roubar aquela sujeira tão gostosa, em um piscar de olhos ele já engoliu...
Bom é isso... sei que devo ficar atenta aos acidentes domésticos... banheiros e cozinhas fechados. Mas sei também que essa fase é uma delícia, apesar dos tombos, choros, sustos e hematomas na testa (igual o pão cai com a manteiga para baixo, o André cai de testa e, comparando, a Manu de nariz!)