Quando nascem nossos bebês, nascemos como mãe e nascem também sentimentos confusos, dúvidas, incertezas... O Blog Você Mamãe foi criado para ajudar um pouquinho a enfrentar esses nossos sentimentos, com matérias, dicas, novidades, entrevistas, histórias e tudo o que nos ajude compreender a maternidade!
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Vacina contra gripe: dar ou não
O inverno está chegando, e junto com ele as doenças respiratórias, viroses,campanhas de vacinação sazonal e nossas polêmicas perguntas: vacinar ou não?
O intuito desse post não é dizer se devemos ou não vacinar nossos filhos contra a gripe, mas tentar esclarecer um pouco nossas dúvidas sobre esse assunto.
A gripe é uma doença viral, causada pelo vírus da Influenza, transmitida por gotículas de secreção de tosse, espirro e até mesmo uma conversa com alguem infectado. Pode causar tosse, coriza, dor de garganta, dor no corpo, febre...
A campanha de vacinação é feita antes do inverno pois a vacina pode demorar até um mês para fazer efeito.
Dar ou não a vacina contra a gripe é uma decisão que ainda divide os pediatras, porém a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que todas as crianças a partir de 6 meses sejam imunizadas.
É comum ouvirmos falar que o filho ficou gripado após receber a vacina, mas o vírus usado é inativado, ou seja, morto. A vacina da gripe é eficaz em 89% dos casos, portanto a pessoa vacinada pode não estar totalmente imune a doença, mas pode manifestar-se de uma forma mais branda; existem também pessoas que apresentam alguma reação as substancias da vacina: podem haver febre baixa, mal estar, dor e vermelhidão no local da picada. É importante lembrar que a vacina não imuniza contra resfriado, que tem sintomas bem parecidos e podem ser confundidos.
A vacina está disponível na rede pública e em clínicas particulares custa em torno de R$ 70,00. Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de um ano.
Fontes: portal.saude.gov.br
vacinacontragripe.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Fernanda, na minha opinião, as mamães devem sim vacinar os filhos. Tenho visto bons resultados da vacina, não somente em crianças. Mas vale lembrar que pensando que algumas reações podem aparecer em algumas pessoas como você falou, podemos escolher o dia da vacinação e evitar alguns abarrecimentos. Se você tem um evento, viagem ou algo parecido, não vacine o seu filho nesses dias.
ResponderExcluirBjos
Boa noite, a pediatra dos meus filhos disse que essa vacina tem comoobjetivo o faturamento dos laboratorios farmaceuticos. Desta forma, ela nao indica a vacina.
ResponderExcluir