Resolvi começar com a banana amassadinha, não fez muito sucesso, mas aceitou. Provavelmente a textura foi a causa da estranheza, pois o gostinho parecia estar bom.
Pesquisei um pouco sobre o assunto, e ai virou assunto para mais um post.
Até os seis meses de idade, o bebê deve receber só o leite materno, em alguns casos, conforme orientação do pediatra, a introdução de novos alimentos é adiantada. Quando começamos com a fruta, ela entra como um lanche, um reforço de fibras e vitaminas na dieta do bebê, ou seja, a fruta não substitui mamada ou refeição.
A escolha da fruta depende indiretamente de alguns fatores: frutas da época estão mais frescas, maracujá azedo e limão serão adoçados, mas nesta idade o bebê não pode receber mel e o açúcar deve ser evitado; se o intestino do bebê está tendendo ao preso, podemos ajudá-lo com frutas mais laxativas, como o mamão e a ameixa, e caso contrário com frutas obstipantes, como maçã. Podemos dar também suco de alguns legumes, como a cenoura e a beterraba. É importante que a introdução da fruta seja gradativa, para que o bebê aprenda o sabor de cada uma delas e para que aprendamos as reações deles com elas, como diarréia, cólica ou alergias. A textura da fruta também começa ser conhecida por eles, por isso não devemos bater no liquidificador, podemos oferecer em forma de suco, raspadinha ou purê amassadinho.
Pode ser que a primeira vez que oferecemos uma fruta diferente, o bebê não aceite, mas não podemos desistir...muitas vezes eles se acostumam com a fruta só após muitas tentativas. A quantidade no começo também não é muito importante, eles vão aos pouquinhos.
A careta de estranheza na introdução de alimentos novos na dieta de nossos bebês é imperdível! Não podemos nos esquecer que aquela carinha suja e o babador lambuzado também fazem parte do desenvolvimento da criança!
fontes: bebe.abril.com.br
e-familianet.com.br
brasil.babycenter.com
![]() |

Com os meus comecei com o suco de laranja lima, papinha de banana, mamão e assim por diante. O Bruno e a Rafa sempre gostaram de frutas e legumes, hoje abri um melão e já foi a metade. Tenho certeza que é o resultado de uma introdução adequada de alimentos, conforme a Fernanda postou.
ResponderExcluir