Quando nascem nossos bebês, nascemos como mãe e nascem também sentimentos confusos, dúvidas, incertezas... O Blog Você Mamãe foi criado para ajudar um pouquinho a enfrentar esses nossos sentimentos, com matérias, dicas, novidades, entrevistas, histórias e tudo o que nos ajude compreender a maternidade!
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Amamentação - parte 1: preparando as mamas para amamentar
Amamentar é uma tarefa natural, que pode não ser tão fácil quanto parece. Para tentar ajudar um pouco neste tema, vou postar no blog algumas dicas de amamentação, divididas em três partes: o preparo das mamas, a amamentação e a retirada e armazenagem de leite materno.
Durante a gravidez, o corpo vai se preparando para a amamentação, por isso as mamas crescem e a área fica mais irrigada de sangue. Temos que deixar claro que o tamanho das mamas não interfere na amamentação, o fato dos seios continuarem pequenos não significa que você não vai conseguir amamentar.
As modificações hormonais causadas pela gravidez, na maioria das vezes são suficientes para preparar as mamas para a amamentação, mas tem algumas técnicas que podem ser usadas para tentar fortalecer o bico dos seios. Um dos procedimentos mais indicados é o banho de sol,expondo a mama ao sol 30 minutos por dia, 15 minutos pela manhã e 15 minutos a tarde. Outra dica é lavar o mamilo e a aréola apenas com água, sem utilizar sabonete, eles já tem uma hidratação natural que deve ser preservada, não devemos também utilizar hidratantes e óleos no local. O uso de buchas e escova é controverso entre os médicos, que dizem não ter comprovação científica.
Se você tem mamilos invertidos, planos ou pequenos, pode fazer exercícios, com o dedo polegar e o indicador em lados opostos do mamilo, apertando um pouco para dentro e puxando suavemente para fora, lembrando que exercícios de estimulação dos mamilos podem fazer com que o útero se contraia, portanto consulte seu médico antes de fazê-los.
O uso da concha plástica para corrigir mamilos invertidos pode ajudar: devem ser usadas com sutiã, ter ventilação e comprimir levemente a mama.
A preparação pode ajudar muito o processo da amamentação. Vale a pena tentar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Q pena naum pude amamentar muito tempo...
ResponderExcluirMe preparei pra isso mas não teve jeito! Várias vezes até sangrou!!!! Aí eu ficava tensa qdo a Bia ia mamar, ah meu Deus! Mas aí vai uma dica que me ajudou muito em todas as vezes em que isso aconteceu:
ResponderExcluirPegue um mamão papaia e corte as duas extremidades dele e coloque dentro do sutiã que vai cicatrizar muuuuito rápido. O mamão tem uma substância cicatrizante e não faz mal nem pra mamãe e nem pro bebê, lembrando que você deve lavar o seio "sempre" antes de amamentar hem!
Durante a gestação fiquei preocupada com essa questão, principalmente porque achava que meu bico era muito pequeno, fiz alguns "exercícios" indicados pelo médico e usei a concha para ajudar a formar o bico e não tive problemas com fissuras, ou dificuldades da bebê fazer a pega.
ResponderExcluirEstou amamentando minha pequenina que já está com 80 dias!!
Prima, gostaria de parabeniza -lá pelo blog, esta muito legal. Veio em otimo momento vou acompanhar tudo. Tenho um pouco de receio com a amamentação, pois tenho muita sensibilidade, mas vou começar seguindo as dicas maqui postadas. Um grande beijo.
ResponderExcluir