Foram tantas coisas novas esses últimos meses, que agora vou colocando em dia...
O primeiro assunto que me veio na cabeça foi o desfralde. Um assunto que eu temia tanto, mas que fui surpreendida.
O André completou 2 anos em novembro. E eu queria aproveitar o verão para tirar a fralda. Em dezembro, perto do Natal, fomos viajar para o litoral... cenário perfeito! É agora, pensei comigo!
Acordamos, tirei a fralda dele e falei, filho, se você quiser fazer xixi avisa a mamãe, pois você está sem fralda... frustração total! Todos, TODOS xixis fora, sem ele dar a menor bola pro ocorrido.
Voltei atrás... pensei que não era a hora dele, ele não estava maduro o suficiente. Sim, porque controle de xixi e coco é difícil demais pra eles. Essa foi minha grande decisão, a melhor coisa... esperar a hora certa!
Idade? Cada um tem um desenvolvimento, não existe uma regra, existem indícios.
Em fevereiro viajamos, e ele fez cocô na piscina do hotel três vezes... para meu desespero. Mas assim que chegamos, pensei comigo...vou tentar, afinal ele me parecia tão maduro, falando de tudo... era a hora. Desta vez acertei!!! Nem acreditei!! Tirei a fralda e falei... André, você está crescendo, não é mais bebê, a partir de hoje não tem mais fralda. Sabe o que ele me respondeu? - Tá bom mamãe!
E desde então, xixi só no vaso!! Sem NENHUM escape... sucesso total! O cocô ele demorou 5 dias pra controlar, na verdade mais prendia por medo, mas depois passou.
E a fralda noturna? Fui na coragem!! Aproveitei o embalo... ele não queria mais fralda de maneira nenhuma, teve um escape e depois mais nenhum... inclusive uma noite me acordou de madrugada pedindo.
O desfralde é uma fase importante na vida da criança, muitas já estão prontas com um ano e meio, outras, só com três anos... o importante é sabermos reconhecer os sinais que eles nos dão para ser na hora certa, sem traumas (para ambas as partes).
Vou colocar aqui alguns sinais que podem ajudar reconhecer o momento certo:
Sinais físicos:
- Anda com firmeza, e até consegue correr
- Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho)
- Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis
- Fica "seco" por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.
Sinais de comportamento:
- Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos
- Consegue abaixar e levantar as calças
- Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada
- Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha)
- Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra".
O importante é que todos estejam engajados nesse projeto, escola-família. Não devemos também demonstrar frustração ou raiva. Uma estratégia para o desfralde deve ser criada. Creio que com isso o sucesso será garantido!
Boa sorte!!!
