Minha história com o Pedro começou quando na 22a semana de gestação ( gemelar) tive a notícia de que meu bebê tinha C.H.A.O.S ( abreviação traduzida de Síndrome da Obstrução de Via Aérea Superior), uma raridade, que acomete hoje, 30 crianças ao redor do mundo. Não me lembro de em outra ocasião ter chorado tanto... quando o dia amanheceu, pensei "tudo o que eu sentir e pensar, o Pedro e a Laura também vão, então a partir de agora, só vou ser otimista". E assim foi...
Fiquei de repouso até o final da gestação e chegou a hora do tão temido parto!!!
Graças a Deus e a uma equipe iluminada de médicos, a Laura nasceu super bem e o Pedro, depois de uma laringoscopia de urgência, foi submetido a um procedimento de traqueostomia, ainda no útero, com o cordão umbilical pulsando, para que não perdesse oxigênio. E tudo correu bem, conforme planejado.
Hoje, o Pedro se desenvolve muito bem, está conseguindo achar maneiras de se comunicar, já que não emite sons por conta da traqueostomia. Se alimenta bem, brinca... enfim, faz coisas como qualquer outra crianças. Tenho homecare, que é bem complicado, mas necessário.
Se tudo der certo, a cirurgia de correção será em novembro e continuo otimista que o Pedro vai tirar de letra, como todos os obstáculos que já pareceram na sua vida. Na verdade, estou preparada para o que vier, pois o plano de tratamento será traçado a partir da cirurgia.
Eu, que nunca tive a menor afinidade com a área da saúde, aprendi a aspirar, trocar curativo, ter percepção de seu quadro clínico... mãe aprende tudo nessa vida para ver seu filho bem.
Não posso me esquecer da minha princesa Laura, que é uma professora para ele, inclusive para as bagunças... ela é um grande estímulo, tanto é que ele andou com 1 ano e 3 meses, no tempo normal, sendo que a pediatra tinha expectativa que ele conseguisse sentar depois de 1 aninho.
Bom, acho que é isso... nossa luta continua e tenho certeza que quando eles forem grandinhos, irei contar essa história de superação com muito orgulho!
Danila Carareto Silva, 32 anos. Mamãe da Laura e do Pedro, 1ano
Danila Carareto Silva, 32 anos. Mamãe da Laura e do Pedro, 1ano