quinta-feira, 14 de março de 2013

Eu não sabia...

   O dia-a-dia da maternidade nos tras grandes aprendizados, realizações, e loucuras... isso mesmo! Tem tanta coisa que acontece com a gente que eu nem imaginava que aconteceria antes de me tornar mãe.
  Desde a gravidez, sempre ouvi falar em enjôos, mas que com 3 meses eles passariam. Mas eu não sabia que podiam durar eternamente até os 4 meses ou como algumas mulheres a gravidez inteira; que os hormônios (sempre culpados) me trariam rosto cheio de espinhas; que meu umbigo viraria do avesso de tanto que a minha barriga cresceria; que os cremes anti-estrias não fazem milagres e que milagre sim é a barriga da Cláudia Leitte pós parto!
  O bebê nasce e pronto, a gravidez, aquele período de TPM eterna devido aqueles hormônios, acabou!!! E aí começa o puerpério, palavra que muitas de nós só conhecemos depois de sermos mãe.   Tudo o que não sangramos durante a gravidez aí começa, e aprendi que esse sangramento não é menstruação, mas sim loquiação (como se fosse a palavra mais comum do mundo!) e, como uma coisa super normal, você sai da sala de parto com um lençol entre as pernas, permanecendo assim por infinitas 6 horas!!! Acho que fazem isso pra sentirmos saudades de usar absorvente!! Tira a sonda (aquela que passaram quando nos anestesiaram e que percebemos só depois de algumas horas), tomamos um banho dobradas (fiz cesárea), arruma o cabelo (porque chegamos em um estado lamentável do centro obstétrico) e lá vem ... aquele serzinho maravilhoso e totalmente dependente. 
    Vamos mamar? - ouvi da auxiliar de enfermagem - pensei comigo, ela também vai? Bom, vamos lá! Essa é fácil, afinal preparei as mamas desde que soube que estava grávida e amamentar é instintivo... o que? Mais uma coisa que não sabia: amamentar é dificil, pega daqui, solta dali, morde lá, e pronto pegou... mas, cadê o leite? Não me falaram que demora pra descer, que primeiro vem o colostro, que pode não sustentar o bebê e muitas vezes dão complemento na maternidade. Isso mesmo, quando fiquei sabendo, já me senti a pior das piores... não tenho leite e ele vai tomar esse no copinho? E o leite veio 3 dias depois! Vivaaaa! Agora está fácil! Fácil nada... lembra aquele preparo das mamas hidratando, passando bucha, tomando sol? Então, não adiantou... os bicos podem rachar e doem muito!!! 
    O puerpério passou, estamos mais adaptados, afinal a parte de que bebê chora, mama de 3/3 horas (inclusive a noite) eu já sabia. Lindo igual livro! Os livros só esquecem que o bebê não tem relógio, que precisamos ensiná-los o que é dia e noite e que ele tem vários tipos de choro que temos que aprender a decifrar: fome, frio, cólica... 
    Ah! a cólica! Ela existe, você para de comer feijão, brócolis, chocolate, café, leite e nada... a cólica continua! Ficamos tão desesperadas, paramos de comer arroz, carne, legumes, alface... vivemos só de água... e a cólica lá está! Mas um dia ela passa... incrivelmente como um passe de mágica!
    Começa a fase da frutinha, papinha! Ai que delícia! Ele vai adorar! Vai? Você oferece aquela fruta deliciosa e eles olham como se você tivesse oferencendo a pior coisa do mundo. Você passa a tarde aprendendo a usar a panela de pressão e fazendo uma sopinha deliciosa e nutritiva e eles cospem (sim, já sabem!), empurram sua mão, viram a cabeça e pacientemente vamos insistindo e ensinando, até que acostumem.
    E quando decidi dar mamadeira, tive que comprar 456.830.201 bicos diferentes pra pessoa aceitar 1 tipo!
   Gente, é engraçado pensar em algumas coisas... pum eles soltam na frente de quem for, cocô pode sair no banho, arroto é engraçado e fazer xixi assim que você tira a fralda é mecânico!
   Filho doente e, mais uma coisa que não sabia... o verdadeiro valor de um inalador em casa! Vira praticamente objeto de decoração... é mais importante do que a cafeteira, batedeira, multiprocessador... e não ganhamos de presente no casamento! Porque?
   Minha vida mudou! Nunca vou ao banheiro sozinha, ouço 456.830.201 mamães por dia, a birra existe para os nossos filhos também, sempre arrumo eles antes de me arrumar, na minha cama cabem 4, minha casa tem brinquedos por todos os lados, canais de tv só infantis, assisto Galinha Pintadinha, Carrossel, Patati Patatá... e quer saber de uma coisa? Isso é maravilhoso! 
Ser mãe nos faz aprender coisas que em livro não lemos, nos faz ver o sentido da vida, nos faz sentir um amor forte, infinito e incondicional!