Amamentar é um ato que deve ser aprendido, são poucas as mães que conseguem amamentar sem nenhuma ajuda no começo, e muitas desistem no meio do caminho. Temos que aprender o melhor modo, o melhor lugar, a melhor posição e como acomodar o bebê para que tenha uma pega boa.
Procure um lugar tranquilo para que a interação seja a melhor possível. Devemos ter em mente que a melhor posição é aquela confortável para a mãe e para o bebê.
A posição mais tradicional é aquela que a mãe fica sentada, com o bebê no colo, barriga com barriga, e quanto mais juntinhos estiverem, mais fácil a amamentação. Na posição inversa, a mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futebol americano, colocando o corpinho debaixo da axila, com a barriga apoiada em suas costelas. Apoiamos o bebê com o braço e a cabeça com a mão.
Após conseguirmos a melhor posição, o próximo passo é conseguir uma boa pega do seio. A boca do bebê deve ser levada em direção a mama e não a mama em direção ao bebê. Podemos ajudar fazendo um "C" com a mão oposta, com o polegar acima e os outros dedos abaixo, colocando o máximo da aréola na boca do bebê. Importantíssimo não deixar o bebê abocanhar só o bico e sim a aréola também, com os lábios para fora e a boca bem aberta. A mama muito cheia pode atrapalhar a pega do bebê, se isso acontecer, esvazie um pouco ordenhando.
Após o posicionamento e a pega, a mãe deve ficar bem relaxada, sem curvar-se para a frente, com a coluna apoiada, e o bebê com o corpo junto da mãe, com os quadris seguros e o pescoço levemente esticado. Observe sempre se o nariz do bebê está livre; caso a mama esteja tampando o nariz, com a outra mão, sem fazer força contra a pega, libere o nariz para respiração. Se você tiver mamas grandes, pode facilitar a amamentação um apoio com a mão, sem puxar o mamilo.
O tempo da mamada varia muito de bebê para bebê, alguns mamam em 10 minutos, outros em 40. O que devemos evitar é que fiquem "chupetando" ao invés de mamar. Caso o bebê adormeça durante a mamada, tente acordá-lo, para que mame bem e fique satisfeito. É importante sentir que o seio está mais vazio após a mamada. Seu pediatra irá orientá-la quanto a oferecer uma ou as duas mamas em cada mamada. Caso você ofereça as duas, espere esvaziar a primeira para oferecer a outra, já que o leite com mais "gordura" é o do final, e, na próxima mamada, inicie pelo última oferecida.
Se o seu bebê já acorda berrando de fome, tente acordá-lo um pouquinho antes, ele estará mais calmo e tanto você quanto ele ficarão menos estressados na hora de iniciar a mamada. Se sua mama estiver muito cheia, evite banho e compressas quentes. Se o mamilo estiver escoriado, pomadas a base de lanolina podem ajudar a proteger e cicatrizar.Para ajudar na produção de leite, devemos ingerir pelo menos 3 litros de água por dia, ter uma alimentação saudável e descansar sempre que puder. Lembre-se: a produção do leite é estimulada pela sucção do bebê.
Nunca se culpe por não conseguir, procure ajuda e verá que a amamentação ficará mais fácil.
O leite materno é o melhor alimento para o bebê até os seis meses de idade.




